domingo, 3 de junho de 2007
Resumo do Trabalho de Conclusão de Curso sobre som
Este trabalho é uma breve introdução das possibilidades de tratamento do som analógico e sua representação digital voltado para as diferentes formas de tecnologia para captura e exibição via Grande Rede Mundial de Computadores (WWW). A primeira parte é uma breve descrição física do som natural e suas propriedades fisiológicas, pois estas são as que manipuladas com arte, impressionam a audiência. Em seguida, o processo de digitalização é descrito buscando a compreensão de suas premissas e de seus objetivos. Com uma ênfase maior sobre a tecnologia de streaming e suas aplicações no mercado audiovisual, os formatos de compactação conhecidos e um exemplo de aplicação recente do VoIP finalizam este trabalho, indicando novos paradigmas para a telefonia e sugerindo uma revisão nos conceitos de seu contemporâneo o cinema e as possibilidades deste frente as novas tecnologias de transmissão de informação.
Na segunda parte é descrito o uso de técnicas de cinema digital e novas tecnologias para a pesquisa sobre possibilidades de ressignificação da imagem pelo som no áudio-visual. Através da realização de dois vídeos experimentais com imagens em seqüências sem roteiro e narrativa aberta não antropocêntrica (PARENTE, 2000: 94). A esses vídeos foram construídos três desenhos de som propositalmente diversos entre si, formando assim dois conjuntos de três vídeos cada, um destes conjuntos já está sendo veiculado na internet . Esse ensaio trás considerações sobre o dispositivo de feitura dos vídeos na busca por uma seqüência de imagens não narrativas, o trabalho de conceituação para três distintos desenhos de som, suas especificações técnicas e uma análise comparativa dos vídeos em si. Alguns elementos do som funcionam como âncora barthesiana, pois são repetidos nos três desenhos de som, ruídos e segmentos de um trecho de peça radiofônica de Antonin Artaud lidos em francês, inglês e português. A busca por uma ressignificação sonora passa por mudanças de valores subjetivos destas âncoras. Em cada desenho de som a Música e ruídos são montados buscando significar coisas diferentes nas mesmas imagens usando sincronia, antecipação ou contraponto em cada um dos casos.
Key words
Acusmática,
Ancoragem,
Artaud,
Cinema digital,
Cinema.,
Dispositivo,
Internet,
Significação,
Som,
Tecnologia da Informação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário