Contatos

Tulio Bambino
tel:(21)8761-9423
e-mail: thulium89@ibest.com.br, thulium89@oi.com.br
MSN: hound_dogsinc@hotmail.com
skype: tulio.bambino
Meus filmes no Youtube
Músicas e sons On-Line
Curriculum no Tela Brasileira

Música do Extermínio OnLine, Fotos e Recordações

sábado, 23 de dezembro de 2006

Roteirista



Este filme foi um projeto para o curso de Fotografia 2, primeiro semestre de 2006, voltada para a cinematografia em película. Foi rodado em 35mm. A ênfase estava no uso da cinematografia para avanço da história. Foi finalizado após telecinagem em MiniDV. Eu assino Roteiro, Direção, Montagem e Trilha sonora. O filme foi concebido e realizado totalmente no primeiro período de 2006. A equipe toda de alunos do curso de cinema da universidade (fotos e créditos em http://thulium69.multiply.com/photos/album/24).

SINOPSE:
Um roteirista tem o período do final da tarde e a manhã do dia seguinte para encontrar solução para projeto em andamento. A pressão do momento afasta as idéias do papel. Apenas o velho whiskey pode abrir sua mente e fazer fluir o texto escondido em algum lugar de sua mente. Sua velha promessa terá de ser quebrada, mais uma vez. Vale tudo na hora de cumprir uma missão.

ARGUMENTO:
Em um apartamento vagabundo e frio, Roteirista freelancer procura corrigir uma cena para o dia seguinte, a tarde encaminha para seu fim e nada acontece. As horas passam e as idéias surgem sem consistência. A noite chega, os cigarros se acumulam no cinzeiro, as folhas são continuamente expulsas da máquina de escrever. Apesar da promessa, o roteirista sabe de que precisa do conselho de seu cão engarrafado. Na madrugada ele finalmente procura seu melhor amigo. Mais uma vez ele não falha, um gole e as idéias se organizam: ação dramática de perseguição policial, luzes de sirene, sombra de heróis modernos, arma, flashes de maquina fotográfica, algemas se fecham em um segundo pulso e o beijo final de uma casal de amantes algemados. No calor do momento o Roteirista de camiseta e suspensório mostra ser uma bela MULHER.
O dia amanhece e a Roteirista parte orgulhosa com seu material resolvido embaixo do braço em um belo vestido VERMELHO.

JUSTIFICATIVA:
Filme minuto em película para ser realizado no estúdio do Curso de Cinema, mostrando uma história utilizando recursos cênicos, dramáticos e principalmente a iluminação como ordenador temporal e causal. Rigor de qualidade e decupagem por posição de câmera. Proposta de recursos imagéticos possíveis de serem realizados e produzidos, relação custo/benefício mínimo. Busca por desenho de produção e realização de filme publicitário.

Agora, revendo este filme lembro da obsessão por Barton Fink e a luz de Caravaggio. Incrivelmente ainda longe de serem saciadas, quero muito ainda fazer um bom filme sobre um roteirista as voltas com seus pesadelos e desejos. A luz de Caravaggio para mim é o Drama. Nada se sompara a ela.

O conceito de som também foi feito no primeiro semestre, mas sem muita consistência ou rigor, tipo semana que vem termine o filme, apenas usando o Acid 4.0 e uma biblioteca de loops recém adquirida via E-Mule.

Falta claramente ambiências melhor estabelecidas e uma melhor combinação de ruídos e música propriamente dita. A Voz Off também foi feita com pre sets de Bibliotecas de Loops. Sempre finalizada em wav, 16bits e 48K.

O filme foi finalizado usando os dois minutos de material bruto, coletados em pouco mais de 6 horas de filmagem e em uma seção de edição de quase 2 horas. Foi um bom trabalho. Serviu para se aprender e respeitar ainda mais o Graal de todos os cineastas, a película 35mm, aliás Kodak Vision 500T. O set light foram três Fresnéis um de 5K para ataque e outros dois de 1K para ambiência. Um aberto de 2K na compensação compensação. Um strobo para efeito. Algumas gelatinas e material cenográfico, conseguido em sua maior parte numa cooperativa de catadores de lixo.

Nenhum comentário: