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Este trabalho é uma breve introdução das possibilidades de tratamento do som analógico e sua representação digital voltado para as diferentes formas de tecnologia para captura e exibição via Grande Rede Mundial de Computadores (WWW). A primeira parte é uma breve descrição física do som natural e suas propriedades fisiológicas, pois estas são as que manipuladas com arte, impressionam a audiência. Em seguida, o processo de digitalização é descrito buscando a compreensão de suas premissas e de seus objetivos. Com uma ênfase maior sobre a tecnologia de streaming e suas aplicações no mercado audiovisual, os formatos de compactação conhecidos e um exemplo de aplicação recente do VoIP finalizam este trabalho, indicando novos paradigmas para a telefonia e sugerindo uma revisão nos conceitos de seu contemporâneo o cinema e as possibilidades deste frente as novas tecnologias de transmissão de informação.
Na segunda parte é descrito o uso de técnicas de cinema digital e novas tecnologias para a pesquisa sobre possibilidades de ressignificação da imagem pelo som no áudio-visual. Através da realização de dois vídeos experimentais com imagens em seqüências sem roteiro e narrativa aberta não antropocêntrica (PARENTE, 2000: 94). A esses vídeos foram construídos três desenhos de som propositalmente diversos entre si, formando assim dois conjuntos de três vídeos cada, um destes conjuntos já está sendo veiculado na internet . Esse ensaio trás considerações sobre o dispositivo de feitura dos vídeos na busca por uma seqüência de imagens não narrativas, o trabalho de conceituação para três distintos desenhos de som, suas especificações técnicas e uma análise comparativa dos vídeos em si. Alguns elementos do som funcionam como âncora barthesiana, pois são repetidos nos três desenhos de som, ruídos e segmentos de um trecho de peça radiofônica de Antonin Artaud lidos em francês, inglês e português. A busca por uma ressignificação sonora passa por mudanças de valores subjetivos destas âncoras. Em cada desenho de som a Música e ruídos são montados buscando significar coisas diferentes nas mesmas imagens usando sincronia, antecipação ou contraponto em cada um dos casos.
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